Artigos

Rotas para o Digital

28-06-2016

A transformação digital é inexorável e altera profundamente as conceções tradicionais de mercado, oferta, serviço e concorrência, reequacionando áreas de atuação e de criação de valor das organizações, com implicações na forma como se percecionam as relações entre empresas e entre estas e os clientes.

 

O futuro é digital e é agora

03-03-2016

Que o digital é uma nova realidade económica e social, que é uma oportunidade para empresas e organizações, que muda tudo, que é um novo paradigma.

 

Os planos relevantes são dinâmicos. Já preparou o seu?

23-11-2015

Esta é a altura típica em que se perspectiva o final do ano, se identificam os principais objectivos para o ano seguinte e se definem as iniciativas relevantes de marketing e comunicação para os concretizar. Um dos componentes fundamentais destes planos é a correcta identificação de objetivos mensuráveis, conjugada com a análise da execução e da sua eficácia.

 

Os conteúdos diferenciam, cativam e fidelizam

01-07-2015

O tempo é um bem escasso, pelo que diariamente temos de fazer escolhas sobre a melhor forma de o utilizar. Desde a escolha da reunião que queremos promover até qual a conferência a que assistimos, mas também quais os conteúdos e as informações relevantes e que pretendemos ler. Neste último caso, uma pesquisa rápida permite-nos avaliar o interesse e perceber se queremos ou não continuar. É nesses curtos momentos de análise que as empresas se deve...

 

Por que é fundamental alinhar a comunicação com o negócio?

19-03-2015

As relações interpessoais e a forma como se impacta os potenciais consumidores têm evoluído em simultâneo com a adopção das novas tecnologias que são regularmente disponibilizadas para o mercado global. Do rádio à televisão, dos computadores pessoaisaos smartphones e aos canais digitais, todos têm gerado novos comportamentos sociais,com reflexo quer nos modelos de negócio das organizações quer nos modelos relacionais. E a mais recente evolução pr...

 

As novas realidades de negócio e a estratégia digital

"We tend to overestimate the effect of a technology in the short run and underestimate the effect in the long run" Roy Amara Esta frase traduz de forma clara a percepção do impacto que as tecnologias digitais têm tido no desenvolvimento dos negócios. Os canais digitais abriram um espaço directo de interação entre as empresas e os seus interlocutores até então inexistente, perante os quais a reação foi de rápida adesão ou decisão de ignorar este...

 

Quando empresas campeãs nacionais perdem o campeonato

03-11-2014

Com a recente implosão de três grupos empresariais de referência nacional, há o risco potencial de uma perda de competências de gestão e de operação a nível internacional, de que o País claramente necessita para que as suas empresas possam concorrer em mercados globais. A forma como apoiarmos a criação de novas empresas bandeira será fundamental para a afirmação de Portugal no mundo.

 

A comunicação como pilar de inovação empresarial

09-02-2015

Negócios, empresas e profissionais enfrentam todos os dias novos desafios devido aos mais curtos ciclos de mudança como resultado da era digital em que nos encontramos. Para as equipas de comunicação, esta nova realidade implica uma grande proactividade e proximidade para com o negócio por forma a garantir a eficácia da mensagem e das iniciativas de comunicação. Nesta era digital a comunicação deve ser desenvolvida para atingir os objectivos de n...

 

O papel da comunicação num mundo digital

17-12-2013

A visão tradicional do processo de comunicação entre os clientes e as organizações é unidirecional, simples e reativa da parte do Cliente. Este paradigma de relação mudou de forma drástica com o surgimento da comunicação digital. Os clientes passaram a estar acessíveis numa miríade de canais, presenciais, telefónicos e digitais, incluindo, de forma crescente, no canal móvel. Em cada um destes suportes, é importante ter em linha de conta que os fa...

 

A comunicação positiva

20-11-2013

A comunicação tem inúmeras funções para quem comunica – esclarecer, informar, aliciar, envolver, mudar ideias predefinidas, entre muitas outras. E é feita para inúmeras audiências, dos clientes ao público em geral, passando por outros interlocutores das organizações. Desta matriz, que cruza os objetivos com a audiência, deverá sair a identificação do tom da comunicação, do seu maior formalismo ou informalidade, de um registo de forte clareza e im...