Negócios, empresas e profissionais defrontam-se com ciclos de mudança cada vez mais curtos, também como resultado da crescente mudança para um paradigma digital. O maior nível de informação acerca dos Clientes e das suas necessidades permite propor novos produtos e serviços personalizados, antecipando as oportunidades através do cruzamento da informação disponível, uma tendência importante que terá um natural incremento em 2014 e nos próximos anos.

Esta mudança também tem impacto nas estratégias de marketing e comunicação a adoptar, uma vez que a expectativa dos Clientes actuais e potenciais é que, ao contactar a empresa, a informação fornecida passe internamente entre os seus diferentes interlocutores, sem necessidade de a repetir em cada contacto, algo ainda longe da realidade de grande parte das organizações. Se um Cliente faz um contacto num dos canais da empresa, essa informação deverá passar para as equipas comerciais e de marketing e comunicação, proporcionando ao Cliente a melhor experiência possível na interação com a organização.

Para a área de comunicação, esta nova realidade implica uma maior proactividade e proximidade ao negócio para garantir a eficácia das mensagens e iniciativas de comunicação definidas, especialmente na comunicação a ser desenvolvida em canais com curtos períodos de latência como é o caso das redes sociais, em que a resposta tem de ser dada num curto espaço de tempo. Seja numa comunicação Corporate da empresa, seja numa comunicação específica de produtos e serviços, estas devem sempre ser adaptadas aos diferentes canais de comunicação ao dispor do Cliente. O paradigma de comunicação mudou de forma radical, e neste momento os Clientes esperam que a empresa vá ao seu encontro e não o contrário.

A comunicação tem assim de ganhar uma maior criatividade e antecipação, com o conhecimento do negócio da empresa que permita propor soluções e ideias que se integrem nas restantes iniciativas previstas e em curso nas organizações.

Na BloomCast, estamos preparados para responder aos desafios que nos queira colocar.

Venha conhecer-nos.

Related Posts

Leave Your Comment