comunicação interna bloomcast

A comunicação interna é uma função estratégica que combina filosofias, valores, propósitos, pessoas, significados, canais e práticas, sendo um elemento decisivo no atual mundo organizacional e atuando como um agente de mudança e coesão interna. No entanto, para que a comunicação interna seja bem-sucedida, esta deve ser planeada e intencional, no sentido de atingir objetivos específicos.

Além do seu carácter estratégico, é imperativo que esta área da comunicação esteja ligada aos comportamentos, às atitudes e à componente emocional dos colaboradores da organização. É uma função que atua muitas vezes como mediadora, criando pontes de ligação entre as pessoas e a organização, através da partilha de informações e significados.

Neste sentido, identificamos 5 princípios básicos que são fundamentais e transversais à prática de comunicação interna:

  1. Colaboradores em primeiro lugar

Em todas as organizações, os colaboradores devem ser vistos como a personagem principal. Isto é, além do sucesso depender do trabalho e bom desempenho dos colaboradores, estes são a cara e a personificação dos valores da organização junto dos stakeholders. É fundamental, portanto, que sejam os primeiros a saber tudo aquilo que se passa na organização de forma transparente. Pois, só assim é que a relação de confiança colaborador-organização poderá fortalecer.

comunicação interna_bloomcast

  1. Conhecer as pessoas

Perante a importância que os colaboradores assumem, os responsáveis pela comunicação interna têm de conhecer as pessoas da organização, nomeadamente as suas motivações, competências, interesses, conhecimentos, atitudes e comportamentos. É fundamental perceber aquilo que motiva as pessoas e o que procuram em diferentes aspetos, seja ao nível da aprendizagem, formação, evolução na carreira, estabilidade, saúde ou segurança. Desta forma, a comunicação interna, em conjunto com outras áreas, poderá desempenhar um papel importante na resposta às expectativas dos colaboradores.

  1. Conhecer a organização

Para além de apresentarem um conhecimento profundo de todas as pessoas da organização é fundamental que os profissionais de comunicação interna compreendam a estratégia, os objetivos, o setor e o negócio da mesma. Ter uma visão e compreensão clara sobre fatores que podem afetar a organização, são pontos essenciais para uma resposta rápida e eficaz a possíveis desafios que possam surgir.

A comunicação interna deve estar igualmente a par dos fluxos de comunicação e informação que ocorrem nas organizações. Deve existir uma atenção permanente às informações que circulam nos corredores, para que possam ser evitados eventuais boatos.

  1. Envolver a Liderança

comunicação interna bloomcast consulting

No que diz respeito aos líderes, estes devem ser, por um lado, fontes credíveis dentro da organização e por outro, ser percecionados como tal pelos colaboradores. Para que isto seja possível é então necessário que estejam presentes em vários momentos de comunicação, mantendo uma presença consistente e próxima juntos dos colaboradores.

É também importante que existam comunicações regulares em nome da organização (Newsletters, Ebooks, Blog…), demostrando não só que existe transparência, mas também abertura para o diálogo entre chefias e colaboradores. Desta forma, os colaboradores sentem que são ouvidos, podendo intervir em temas da empresa.

No entanto, pode existir alguma resistência a este tipo de interação com os colaboradores. Por isso, cabe aos profissionais de comunicação interna trabalhar em conjunto com os líderes, demonstrando a importância do envolvimento dos colaboradores para o sucesso da organização.

  1. Ouvir e medir a eficácia

Para tomarem as melhores decisões, os profissionais de comunicação interna devem colocar as perguntas certas e traduzir as respostas em ações que criem valor. Neste sentido, é necessário ouvir a organização, ouvir os líderes e, principalmente, ouvir os colaboradores. O feedback contínuo é bastante importante para compreender o estado da organização, identificar problemas e oportunidades e também para perceber se a comunicação interna está a ser eficaz.

Desta forma, conseguimos entender que a comunicação interna é uma área da comunicação fundamental para qualquer organização que pretenda ter sucesso no mundo empresarial. Manter os colaboradores informados sobre o seu trabalho e sobre a sua organização fará com que estes sintam que fazem parte da mesma, motivando-os assim a colocar as suas energias em prol dos objetivos organizacionais.

 

Procura mais informação sobre como definir uma eficaz estratégia de comunicação interna que faça sentido para a sua empresa? Contacte-nos e descubra como podemos ajudá-lo a inovar a sua comunicação.

 

Related Posts

Leave Your Comment