Com cerca de 810 milhões de membros no mundo e quase quatro milhões em Portugal, o LinkedIn é considerada a maior rede social de networking. Com especial foco no percurso de empresas e pessoas, uma presença no LinkedIn tem vários objetivos como encontrar o trabalho certo, conectar com outros colaboradores, fortalecer relações profissionais, e criar brand awareness para futuros clientes.

Atualmente, mais do que rede social associada à empregabilidade, o LinkedIn também foca-se no mundo dos negócios, tornando-se um canal de comunicação privilegiado tanto para os profissionais como para as empresas consegue gerar mais de 277% de leads em comparação ao Facebook ou ao Twitter.

Assim, e porque é tão fulcral para dar a conhecer a sua empresa ou mesmo o seu perfil pessoal, é importante saber destacar-se. Para tal, é necessário encontrar maneiras de beneficiar do algoritmo do Linkedin.

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O que é o algoritmo do LinkedIn?

De acordo com o SocialChamp, o algoritmo do Linkedin define o que o utilizador vê no seu feed, desde posts de empresas e de outros utilizadores até tópicos populares ou anúncios. De modo a determinar a probabilidade de o utilizador ver um post, o algoritmo interpreta reações, partilhas, comentários, pedidos de conexão e outros fatores de engagement.

O seu processo passa por quatro fases: o filtro inicial, uma sessão de teste, atribuir pontuação do conteúdo e avaliação pelos funcionários. Com o filtro inicial, o conteúdo é colocado por bots em três categorias:

  1. Spam
  2. Low-quality
  3. High-quality/Clear

Após a fase inicial, o conteúdo é enviado a uma audiência para testar a popularidade do mesmo. Nesta fase, é importante a audiência não reportar o conteúdo como spam. Por essa razão, o conteúdo deve ser bem pensado e apropriado ao LinkedIn.

Depois da sessão de teste, o algoritmo irá pontuar o conteúdo por cada reação, comentário ou partilha que o conteúdo tiver. Com esta pontuação, o algoritmo define se o post é low-quality ou high-quality/clear. No final, se o conteúdo for considerado high-quality ou clear, será avaliado por “funcionários do LinkedIn”. Posteriormente, os funcionários decidirão se enviam o conteúdo para mais pessoas (dentro ou fora da rede do utilizador) ou se terminam o seu percurso.

Os primeiros 60 minutos da publicação de um conteúdo são os mais cruciais e, consequentemente, é importante saber como os utilizadores e empresas podem beneficiar do seu algoritmo. Para tal, foram identificadas cinco dicas:

  1. Ser relevante

O algoritmo do LinkedIn favorece mais a relevância de conteúdo do que a altura em que foi publicado. É importante mostrar aos utilizadores conteúdo que seja relevante para eles. Para esse propósito, deve ser feito um estudo da audiência e de pesquisa de palavras-chave para saber quais são os tópicos e temas mais relevantes.

  1. Construir uma rede estratégica

Construir uma rede alargada e diversificada é crucial para expandir uma marca ou desenvolver o utilizador num ambiente profissional. Através de uma estratégia de construção de rede, os utilizadores podem ver a sua marca a alcançar mais pessoas, gerar leads e comercializar-se no LinkedIn. Algumas estratégias incluem convidar conexões para seguir a conta/página e promoção da conta através de outros canais de comunicação, tais como outras redes sociais, website e newsletter.

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  1. Definir as melhores horas para publicar

Definir o horário correto para fazer as publicações é essencial, dado que se um utilizador publicar a um horário em que ninguém esteja ativo poderá demorar horas até que o conteúdo tenha algum tipo de engagement. Por essa razão, é necessário ser definido um horário em que os utilizadores estão mais ativos.

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  1. Criar conteúdo original e envolvente

Para se posicionar no LinkedIn, é importante desenvolver um conteúdo que seja original e envolvente para o utilizador. É necessário incentivar o engagement do conteúdo, através de menções de pessoas e empresas, sendo deste modo mais propício a que estas comentem e partilhem. No caso das empresas, estas podem recomendar aos seus funcionários que partilhem e interajam com as publicações feitas. Adicionalmente, testar vários formatos de conteúdo pode igualmente ajudar a perceber que tipo de conteúdo tem melhor performance.

 

  1. Otimizar com o LinkedIn Analytics

LinkedIn Analytics é essencial para quantificar e avaliar a performance do utilizador/página. Os dados fornecidos pelo LinkedIn são importantes para se saber se os objetivos estipulados estão a ser cumpridos ou não. É através dos dados que se pode observar o tipo de conteúdos que estão, ou não, a ser favorecidos pelo algoritmo.

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É importante saber como trabalhar em conjunto com o algoritmo de cada rede social, uma vez que será esse algoritmo que irá levar uma publicação a ter mais alcance e engagement. Igualmente importante é estar sempre atualizado nas mudanças do algoritmo, dado que este é alterado todos os anos.

De forma a aumentar a sua presença no LinkedIn, tenha sempre em conta o algoritmo na sua estratégia. Para saber mais acerca de como criar uma estratégia de redes sociais em 2022, consulte o nosso  “Ebook: tudo o que precisa de saber sobre estratégias de social” ou entre em contacto connosco.

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