A Newsletter (Ebook) é um dos vários tipos de E-mail Marketing e uma forma muito importante que os profissionais de marketing e comunicação têm de se envolverem com os seus potenciais e atuais clientes atuais, bem como com os colaboradores da organização.
A newsletter consiste num tipo de mensagem enviada, eletronicamente, para utilizadores registados. Quando dinamizada de forma regular e com conteúdo relevante, torna-se numa poderosa ferramenta de comunicação.
Hoje em dia, as newsletters devem fazer parte das estratégias de marketing, na medida em que permitem, por um lado, informar e educar o público a que nos dirigimos e, por outro lado, obter métricas de de quem as lê.
Mas então qual é o objetivo de uma newsletter?
Uma newsletter apenas é bem-sucedida se o seu conteúdo for apelativo. Ao determinar que conteúdo utilizar, é importante ter em conta a regra 80/20: 80% do conteúdo deve ser educacional e apenas 20% promocional. Os subscritores estarão sempre mais disponíveis para comprar se a substância da newsletter se dedicar a informação relevante relativa à sua indústria e interesses.
Em termos de jornada do consumidor, o objetivo de uma newsletter não é vender, mas sim proporcionar uma informação que seja suficientemente aliciante para o levar ao site – e aí sim, fechar a venda. Ou seja, numa primeira instância, a newsletter promove um clique no Call To Action – mas como 35% dos marketeers enviam aos seus clientes 3 a 5 e-mails por dia, é importante que cada newsletter seja altamente personalizada.
E quais são as vantagens e desvantagens de implementar uma Newsletter?
Vantagens:
- Aumento da exposição da empresa, bem como dos seus produtos/serviços;
- Custo reduzido comparativamente a outras ações de marketing;
- Não demoram muito tempo a ser criadas, quando já existem outros conteúdos para complementar as ideias principais;
- Boa forma de manter e aprofundar o relacionamento com os leitores;
- Aumento do tráfego nas redes sociais/site.
Desvantagens:
- Podem ter uma taxa de abertura muito reduzida;
- Caso não tenha conteúdos finalizados previamente pode ser um processo demorado;
- Pode acrescentar pouco ou nenhum valor se a mensagem não for adequada ao recetor;
- A mensagem pode ser detetada como spam acabando por não ser lida.
O Newsletter Guidebook, que faz parte dos BloomCast Content Series, é um documento desenvolvido pela BloomCast Consulting com o objetivo de fornecer informação útil e facilmente acionável para definir a linha comunicacional que deve ser utilizada no desenvolvimento de todo o tipo de conteúdos de comunicação. Nele poderão encontrar as melhores práticas para criação de uma Newsletter bem como algumas estatísticas e factos relevantes.
Faça o download aqui!
Pode ver outros Ebooks aqui.