Vídeo

Os vídeos (Ebook) são um dos meios de comunicação mais interativos e persuasivos, permitindo uma maior flexibilidade na forma como se informa (storytelling, animações). Adicionalmente, o formato de vídeo é um formato mais fácil de “digerir”, uma vez que não obriga a quem assiste a processar o excesso de informação textual presente online.

Atualmente, segundo a pesquisa The State of Video Marketing 2022 as pessoas consomem, em média, 19 horas de vídeos online por semana. Isto perfaz mais de mil milhões de horas de vídeo assistidas, todos os dias. Também num contexto empresarial, o vídeo tem, cada vez mais, assumido preponderância. As empresas têm vindo a perceber o quanto esta ferramenta pode ajudar a elevar e a promover ainda mais o seu negócio e tem-na utilizado com cada vez maior regularidade e intensidade. Embora seja já há vários anos que as maiores marcas difundem os seus produtos (ou a si mesmas) através de campanhas publicitárias televisivas, atualmente, são raras aquelas que não usam a partilha de vídeos online para se promoverem.

Como incorporar o video na estratégia da sua empresa?

A aposta segura nos vídeos assenta no facto de serem dos formatos que mais ROI dá às organizações, tendo mais partilhas e conseguindo interagir com as pessoas mais difíceis de aceder, devido à falta de disponibilidade. Mas para os implementar corretamente, existem vários passos que devem ser considerados:

  1. Planear o conteúdo de vídeo marketing: O planeamento é o pontapé inicial, principalmente quando se trata de um vídeo de marketing e/ou vendas. Uma boa forma de começar qualquer plano, principalmente de guião de vídeo, é responder às seguintes perguntas: como, onde, para quê e para quem.
  2. Escolher os indicadores de desempenho: Após definir o objetivo do vídeo, é importante escolher quais serão os critérios para que este seja considerado um sucesso e, consequentemente, os KPIs, ou indicadores-chave de desempenho, que serão monitorizados. Definir com antecedência os indicadores que serão analisados dá a garantia que não perde tempo a monitorizar dados que não serão relevantes para a sua estratégia.
  3. Decidir que tipo de vídeo fazer: Seja comercial, de marca, webinares, tutoriais ou testemunhos, cada conteúdo de video escolhido tem as suas vantagens.
  4. Conheça o seu público-alvo: Outro aspeto fundamental da produção de vídeos passa por conhecer bem o perfil do público que queremos atingir com o conteúdo. Isto porque o conteúdo deverá sempre ser produzido de acordo com os gostos, interesses e comportamento da audiência. Detalhes como formato, duração, tipo de vídeo, plataforma de hospedagem e divulgação dependem desse perfil.
  5. Escrever um guião: O guião de vídeo, ou script, é um documento que condensa todas as informações e indicações necessárias para a produção do conteúdo.
  6. Fazer upload em múltiplas plataformas: Quando o vídeo está pronto a ser publicado, é altura de o publicar em múltiplas plataformas de vídeo online. Desta maneira, pode maximizar o seu alcance e impulsionar a visibilidade. É certo que o Youtube é a primeira plataforma que salta à vista quando se pensa neste tipo de conteúdo, por ser a maior plataforma de vídeo.
  7. Melhorar o SEO do vídeo: Uma estratégia de marketing de vídeo não é eficaz sem a otimização do SEO. Tendo em conta que, por exemplo, os utilizadores do Youtube consomem o equivalente a 46 mil anos de vídeos no YouTube num só ano, as boas práticas de SEO são essenciais para se destacar na multidão.

O Ebook de Produção de Videos, que faz parte dos BloomCast Content Series, é um documento desenvolvido pela BloomCast Consulting com o objetivo de fornecer informação útil e facilmente acionável para definir a linha comunicacional que deve ser utilizada no desenvolvimento de todo o tipo de conteúdos de comunicação. Nele poderão encontrar as melhores práticas para criação de uma estratégia de video bem como algumas estatísticas e factos relevantes.

 

Faça o download aqui!

Pode ver outros Ebooks aqui.

Related Posts

Leave Your Comment