Segundo a Comissão Europeia, em 2020, estima-se que fiquem 15 mil vagas por preencher em Portugal, no sector das TI. Há vagas, há vontade de contratar, mas onde estão as pessoas disponíveis para as ocupar?

Vivemos, atualmente, tempos de grandes transformações. A tecnologia evolui a um ritmo alucinante, estando também associada ao tema da empregabilidade e ods respectivos cargos disponíveis para serem ocupados no sector das novas tecnologias de informação (TI). Mas, onde estão as pessoas disponíveis para os ocupar? Há vagas, há vontade de contratar, mas existe uma enorme dificuldade em encontrar candidatos disponíveis no mercado, com as competências técnicas certas para as funções.

O sector das TI conhece, hoje, em Portugal, uma dinâmica muito elevada no que à contratação diz respeito, fazendo com que a maior dificuldade seja mesmo recrutar, ao contrário da generalidade do resto dos sectores. Apesar de existir uma preocupação em aumentar o número de vagas e cursos nestas áreas, a percentagem de licenciados é ainda significativamente insuficiente para dar resposta à enorme quantidade de oportunidades que existem. Perante esta situação, assiste-se a um paradigma inédito, onde a oferta é bastante superior à procura.

Mais informações aqui.

In Human Resources, por Nuno Carvalho, Director da Ábaco Training Academy.

Related Posts

Leave Your Comment