A parceria estratégica com a Startup Lisboa foi firmada esta quinta-feira e visa a transferência de conhecimentos sobre economia digital para as startups.

A IDC Portugal e a Startup Lisboa firmaram um protocolo que prevê a “transferência de conhecimento sobre a economia digital e as suas principais tendências” da IDC para as startups.

A IDC pretende desta forma “apoiar o crescimento do ecossistema empreendedor” em conjunto com a Startup Lisboa. A IDC passará igualmente a integrar a rede de mentores da incubadora.

No âmbito do acordo alargado agora assinado, e numa primeira fase, a IDC irá “disponibilizar a sua vasta rede internacional de analistas e consultores assim como informação de mercado que permita o desenvolvimento das empresas apoiadas pela Startup Lisboa”, explica comunicado conjunto das duas organizações.

Deste modo as startups terão a possibilidade de “validar tendências e quantificar dimensão e potencial de mercado para as suas soluções”.

A parceria deverá posteriormente evoluir com base nos resultados iniciais obtidos e com as iniciativas desenvolvidas no âmbito das suas respectivas actividades.

A IDC tem vindo a identificar tendências ao longo dos últimos anos onde acabam por se enquadrar muitas das startups tecnológicas. É o caso das tecnologias de terceira plataforma (cloud, big data e analytics, mobilidade e social business), e os aceleradores de inovação (como Internet das Coisas, inteligência artificial, robótica, realidade aumentada, blockchain, entre outros), como definidos pela IDC.

Deste modo o conhecimento e a visão global da IDC acabam por ser “uma mais-valia muito relevante para os empreendedores que pretendam fazer crescer os seus projectos”, avança a mesma nota.

Este protocolo permitirá dinamizar o ecossistema de startups em Portugal e ao mesmo tempo acelerar o processo de Transformação Digital em Portugal, diz Gabriel Coimbra, director-geral para Portugal da IDC. Não serão apenas os analistas em Portugal que estarão disponíveis, mas toda a rede de mais de mil analistas de todo o mundo.

Mais informações aqui.

In. ComputerWorld

Related Posts

Leave Your Comment