BloomCast Consulting OrCam

OS NOSSOS PROJETOS

 

A OrCam Technologies é uma empresa israelita líder em soluções de assistência baseadas em inteligência artificial, que conta com dois produtos, OrCam MyEye e OrCam Read para auxiliar as pessoas cegas e visualmente incapacitadas.

A OrCam é cliente da BloomCast desde outubro de 2019, e tem vindo a reforçar a sua presença no mercado português, criando uma sólida rede de parcerias e comunicando de forma consistente e coerente, através de mensagens-chave impactantes.

 

O DESAFIO LANÇADO:

Aumentar a notoriedade e reconhecimento dos produtos OrCam no mercado português, posicionando-os como uma referência nos setores da inovação, da tecnologia de assistência e da saúde.

Para isto, é necessário trabalhar a comunicação de temas sensíveis afetos à deficiência, à cegueira e à dislexia e à educação, comunicando os seus produtos direta e indiretamente através destes temas. O maior desafio residia em criar mensagens que mostrassem as dificuldades que as pessoas com algum tipo de limitação visual passam, e como os produtos da OrCam poderão ajudar a ultrapassar as mesmas em vários contextos do dia-a-dia, bem como no trabalho e instituições de aprendizagem.

Adicionalmente, criar ligação com os vários públicos-alvo (pessoas com baixa visão, familiares de pessoas com baixa visão, profissionais de saúde, organizações, público em geral) é um objetivo do cliente, já que o mercado de soluções de assistência de visão é muito saturado, logo é necessário dar a conhecer o quão inovadores os produtos da OrCam Technologies são.

Finalmente, a OrCam pretendia obter embaixadores da marca, fazer trabalho junto de influencers e divulgar parcerias com influencers internacionais, trabalhando o aspeto digital e jovem da marca. A equipa da BloomCast está também responsável por mediar as parcerias que a OrCam Technologies foi formando em Portugal, especialmente com instituições de ensino.

A NOSSA RESPOSTA

Deliverables:

  • Estratégia de Media Relations
  • Comunicação One-to-One com OCS específicos
  • Fortalecimento de relação com os jornalistas nacionais
  • Mediação de parcerias com instituições de ensino
  • Sugestão e coordenação de ações com influencers e brand ambassadors

 

Entrevista Orcam SIC bloomcast consulting

https://sicnoticias.pt/programas/futurohoje/2019-11-12-Uma-camara-que-ajuda-a-ver

OrCam - Exame informática Bloomcast

https://visao.sapo.pt/exameinformatica/videos-ei/eitv/2019-11-11-Exame-Informatica-TV-n-666/

 

A abordagem escolhida tem sido uma comunicação de lançamentos dos produtos, prémios, e histórias de utilizadores e embaixadores da marca. Adicionalmente, através de artigos de opinião e entrevistas tem sido mantida uma presença regular de Fabio Rodriguez, Country Manager de Portugal e Espanha, apresentando o expertise da empresa nos setores previamente mencionados.

Forbes entrevista orcam bloomcast

https://www.forbespt.com/vendas-da-orcam-technologies-atingem-130-em-portugal/

Em setembro de 2020, a marca divulgou uma parceria com a lenda do futebol Lionel Messi. O projeto pretende dar a conhecer as soluções de tecnologia de assistência visual e torná-las mais acessíveis a pessoas com várias dificuldades de visão, sensibilizando também para os desafios enfrentados pelas pessoas cegas ou com deficiências visuais. Como parte integrante desta parceria, a OrCam levará o Messi a conhecer dezenas de pessoas cegas em todo o mundo, de modo a tornar sonhos em realidade: conhecer a estrela de futebol cara-a-cara e receber do jogador um OrCam MyEye. Apesar de não haver nenhum utilizador português, a divulgação da história do utilizador brasileiro teve um grande impacto nacionalmente.

OrCam - Observador bloomcast

https://observador.pt/2020/09/09/o-trajeto-de-superacao-de-mizael-conrado-que-comoveu-messi-o-primeiro-embaixador-da-orcam-technologies/

De modo a reforçar a identidade portuguesa da marca, tem ainda sido feito um extenso trabalho relacional junto dos parceiros no setor da educação (Biblioteca Nacional de Portugal, a Escola Maria Amália Vaz de Camões (em Lisboa) e o Instituto Politécnico de Leiria) e no setor da baixa visão (SERTEC e Ataraxia). No Dia Mundial do Livro, a 23 de abril de 2021, os mesmo foram envolvidos pela BloomCast numa ação de awareness relativa ao desafio da leitura para pessoas com baixa visão. O vídeo de Youtube desta colaboração foi partilhado nas redes sociais da OrCam Technologies.

 

“Quando entrámos no mercado português em 2019, percebemos que precisávamos de um parceiro para dois tópicos cruciais: ajudar-nos a aumentar o brand awareness e aumentar o conhecimento da população portuguesa acerca dos desafios que as pessoas com dificuldades de visão enfrentam. A BloomCast provou-se desde inicio um parceiro fantástico e, num espaço de meses começámos a ver resultados em meios de comunicação de renome, que nos permitiram posicionar como os melhores inovadores na indústria. A nossa forte posição de vendas no país é uma combinação de muitos fatores, mas temos a noção que o trabalho da BloomCast tem sido uma contribuição crucial” – refere Fábio Rodríguez, Country Manager de Portugal e Espanha da OrCam Technologies.

 

Descubra, aqui, mais acerca das soluções OrCam Technologies, que estão a mudar a vida de milhares de pessoas em todo o mundo.

Aqui, para ver outros Casos de Sucesso.

 

Related Posts

Leave Your Comment