Blog
Nos últimos anos, as marcas têm vindo a redefinir a forma como se posicionam e comunicam perante o seu target. A publicidade tradicional deu aso a uma aposta em outras plataformas e a modelo perfeita a vários corpos que ilustram a mulher real. Como tal, o influencer marketing também terá de mudar, criar dinâmicas e modificar a vitrine do shopping digital em que se tornou, com milhares de marcas e produtos a serem publicitados, diariamente, no quotidiano dos utilizadores das redes sociais.
Como tal, as marcas não querem só mais uma parceria, nem pretendem apostar em diversos influencers que, por mais seguidores que tenham, não estão alinhados com o seu posicionamento ou visão da sociedade.
Posto isto, existem três tendências que têm vindo a intensificar-se e que irão marcar o segundo semestre de 2022:
A típica influenciadora que mostra o haul das compras já não pode ser a mesma que promove um produto sustentável. As marcas estão cada vez mais exigentes com as figuras que utilizam e publicitam os seus produtos, e querem que estas estejam em linha com a sua oferta e princípios, sendo este um dos motivos pelo qual iremos verificar uma aposta cada vez mais elevada nos micro-influenciadores, uma vez que tendem a ter perfis em linha com os seus valores e gostos, são seletivos nas suas parcerias e possuem uma comunidade fiel que partilha os seus interesses.
A fluidez e autenticidade na interação com os seguidores no dia a dia torna-se cada vez mais importante para as marcas que querem surgir de forma natural no quotidiano do consumidor. Por exemplos, uma influenciadora que não pratique atividade física não irá coincidir com uma marca de desporto. O que as marcas pretendem é integrar de forma autêntica a vida do/a influenciador/a e acrescentar valor à sua rotina para que, desta forma, mostrem aos seguidores deste o seu valor.
Já não chega ter muitos gostos numa publicação. O que o cliente pretende são estatísticas que comprovem a viabilidade da parceria com o influenciador. Um influenciador com 15.000 gostos irá significar menos do que um que teve 1.500, mas cuja interação sobre a temática e o produto docliente foi bastante elevada.
Em suma, não são só os consumidores que estão mais exigentes. As marcas também o estão e procuram ir sempre mais além, estar presente de forma autêntica e credível nos conteúdos visualizados, e do interesse do seu target e, preferem investir em perfis de menor dimensão que cheguem a uma maior quantidade de pessoas em linha com o seu target. Ou seja, no futuro do influencer marketing iremos deparar-nos com o uso da famosa expressão “menos é mais”.
Se pretende ficar a conhecer outras Tendências de Comunicação para 2022 consulte o nosso artigo aqui. Ou se procura mais informação sobre como criar uma estratégia de comunicação eficaz para 2021, contacte-nos e descubra como podemos ajudá-lo a inovar a sua comunicação.