Notícias

Tendências de comunicação para 2023

Por
Bloomcast
20/1/2023

Tendências de comunicação para 2023

O próximo ano terá subjacente um enorme nível de incerteza, claramente um desafio para a área da comunicação. Por isso é fundamental reavaliar tudo. Analisar os resultados atingidos em 2022, perceber o mercado, as prioridades e as áreas de foco, definir um rumo, serão sempre a base de um plano efetivo de comunicação. Flexível, que permita adaptar-se à realidade em cada momento.

Mas quais os temas e tendências mais presentes para qualquer organização em 2023? Em primeiro lugar, diria que o propósito. É um termo abrangente que permite integrar desde a forma como a empresa se vê internamente à forma como se projeta exteriormente com os seus interlocutores.

Mas mais do que afirmar, é essencial seguir os princípios definidos para a organização. Isto porque há diversos estudos que mostram a descrença dos consumidores com a credibilidade das organizações no que diz respeito ao que dizem versus o que fazem.

O chamado Walk the talk, também a comunicação interna não pode ser descurada, pode e deve ter uma importância redobrada. informar as equipas com transparência, mostrar liderança e confiança no caminho definido.

Por último, o tema do digital continuará a marcar a agenda.

Não porque seja novidade, mas porque atravessa uma rápida evolução, e todas as organizações, pequenas e grandes, devem ter uma presença transversal e relevante que lhes permita estar onde quer que os seus interlocutores estejam.

A incerteza que temos pela frente também tem o efeito de forçar a mudança, e vários são os setores sob pressão, da energia à mobilidade, da saúde à tecnologia, entre outros.

Em tempos de incerteza, o futuro ganha-se com preparação e antecipação. E a comunicação é essencial, porque permite transmitir confiança e segurança, valores essenciais e intemporais.

Notícias

Ler a seguir