A newsletter (E-book) é uma ferramenta utilizada para comunicar regularmente com os seus subscritores, e deve consistir numa comunicação relevante para a empresa, composta por artigos e outros conteúdos pensados e definidos para os clientes, sendo frequentemente acompanhada de ofertas especiais ou promoções com o propósito de oferecer uma atualização diária/semanal/mensal do negócio, produtos e serviços.

Em termos de jornada do consumidor, o objetivo de uma newsletter não é vender, mas sim proporcionar uma informação que seja suficientemente aliciante para o levar ao site – e aí sim, fechar a venda. Ou seja, numa primeira instância, a newsletter promove um clique no Call To Action – mas como 35% dos marketeers enviam aos seus clientes 3 a 5 e-mails por dia, é importante que cada uma seja altamente personalizada e relevante.

 

newsletter

Porquê criar uma campanha de newsletter?

A newsletter é uma das melhores formas de adquirir novos clientes, e de fidelizar antigos, já que possibilita o envio de mensagens que criam um sentimento de proximidade com o leitor. Atualmente, as pessoas estão constantemente a ser bombardeadas com informações, pelo que não conseguem absorver tudo o que leem ou veem e, nesse sentido, uma boa newsletter criará uma perceção positiva por parte dos Clientes e colaboradores da sua organização. Desta forma, com a frequência correta, é possível não deixar o Cliente esquecer-se da sua marca, sem ser insistente ou invasivo.

O que comunicar?

Uma newsletter apenas é bem-sucedida se o seu conteúdo for apelativo. Ao determinar que conteúdo utilizar, é importante ter em conta a regra 80/20: 80% do conteúdo deve ser educacional e apenas 20% promocional. Os subscritores estarão sempre mais disponíveis para comprar se a substância da newsletter se dedicar a informação relevante relativa à sua indústria e interesses.

 

Para saber mais sobre Newsletters, consulte o nosso Newsletter Guidebookque faz parte dos BloomCast Content Seriesum documento desenvolvido pela BloomCast Consulting com o objetivo de fornecer informação útil e facilmente acionável para definir a linha comunicacional que deve ser utilizada na criação de campanhas de e-mail marketing. Nele poderão encontrar as melhores práticas bem como algumas estatísticas e factos relevantes em relação a este formato.

Faça o download aqui! 

Related Posts

Leave Your Comment